Faltando 23 dias para a primeira prova do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), o estudante não só pode como deve revisar conteúdos que tenha dificuldade. Além disso, é importante simular redações sobre temas da atualidade. Aliás, essa é uma regra geral que vale para qualquer prova classificatória: é fundamental estar bem informado sobre o que está acontecendo no mundo. O Diário selecionou algumas dicas que podem ajudar na reta final antes do exame.
A professora Roselane Zordan Costella, da faculdade de educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aposta em temas relacionados às eleições e à Copa do Mundo. Não que eles apareçam diretamente nas questões e na redação, mas isso pode ocorrer de forma indireta. As eleições podem ser abordadas pelo viés da cidadania. A Copa do Mundo, assim como o programa Médicos Sem Fronteiras, pode aparecer pelo aspecto das políticas públicas.
Na lista de temas, ainda figuram questões geopolíticas de tensões territoriais e raciais, a exemplo da guerra na Síria e entre Israel e Palestina. Sem risco de errar, a professora lembra que temas ambientais e de mobilidade urbana são tradicionais.
Fazer exercícios ajuda muito
Também é importante revisar. Segundo a professora, no Enem, o conteúdo é cobrado de forma muito diferente do que, em geral, ocorre em sala de aula:
_ A prova do Enem é pautada na cobrança de competências e habilidades. O conteúdo é colocado e se pede a interpretação e a aplicabilidade. Por isso, o aluno precisa simular as questões como elas são cobradas no exame. Veja em quais conteúdos tem mais dificuldade e faça uma questão por dia referente a eles.
Na redação, a dica é escolher um tema polêmico e elaborar a redação pensando nas propostas e em como se posiciona em relação a ele. Outra dica, para o dia da prova, é olhar primeiro o tema da redação. Em seguida, escreva um rascunho com tudo que lembra sobre o tema naquele momento. Depois, faça a prova de matemática, a de língua portuguesa. Faça o texto da redação por último, mas já tendo pensado nele antes. E, atenção: administre o tempo durante a prova. A média é de 3 minutos e 7 segundos por questão. Se perceber que está se detendo muito tempo em uma questão difícil, assinale-a, deixe-a, faça as demais e volte ao final para resolvê-la.
Para entrar na UFSM, Enem pode contar 20% da nota
Na UFSM, a previsão é compor a nota do vestibulando com 20% da nota do Enem e 80% da nota do vestibular. Porém, isso nunca ocorreu porque a divulgação da nota do Enem tem extrapolado o prazo estipulado pela UFSM para divulgação do listão dos aprovados, e a universidade acaba sempre usando somente a nota do vestibular. Nesta edição do concurso, o prazo é 15 de janeiro de 2015.
Em 2014, por um período de quase dois meses (de 22 de maio até 18 de julho), a UFSM viveu a expectativa de usar somente a nota do Enem para ingresso na universidade. Porém, uma decisão da Justiça fez com que o vestibular fosse mantido.
Mesmo tendo sido derrubada posteriormente, a decisão da Federal de Santa Maria de usar o Enem como única forma de ingresso um dia antes do fim do prazo fez com que o exame batesse recorde de inscrições (9,5 milhões). Um dia após o término do prazo, em 24 de maio, o Ministro da Educação, Henrique Paim, disse que a decisão da UFSM alavancou as inscrições.
"